terça-feira, 27 de novembro de 2012

TRABALHO SOBRE LITERATURA - Professora Andreia Lemes

       Livros são nossos companheiros inseparáveis desde os primeiros anos escolares, tanto é que muitas vezes nem nos damos conta de sua importância. Sendo assim, foi solicitado aos alunos do 6º ano matutino e vespertino, que, se utilizando do que havíamos estudado ( poemas, rimas, ritmos, sonetos, tempos verbais e intertextualidade), pensassem como livros e escrevessem quais seriam seus desejos como tais. O resultado são “livros “ sedentos por serem lidos. 
Abaixo algumas produções baseadas na obra de José Jorge Letria: 

Se eu fosse um livro

Se eu fosse um livro...
Eu iria ensinar coisas boas,
Também iria fazer pensar,
Não ficaria à toa!

Se eu fosse um livro...
Não queria ser carente,
Queria que todos me lessem,
Queria ser amado principalmente!

Se eu fosse um livro...
Queria ensinar coisas do além,
Mas não queria machucar ninguém!

Se eu fosse um livro ...
Queria que me considerassem interessante,
Pois quem me lesse seria uma pessoa deslumbrante!

João Victor Caliari 6º ano matutino


Se eu fosse um livro ...

Se eu fosse um livro ...
Voava como uma borboleta,
Cheirava sempre as violetas,
Dava risada com qualquer careta!

Se eu fosse um livro ...
Queria ver todas as paisagens do mundo,
Queria viajar pelo mundo inteiro,
Queria ver e conhecer também as pessoas a fundo!


Se eu fosse um livro ...
Ia falar de todas as flores,
Ia conter também todas as cores!

Se eu fosse um livro ...
faria bastante palhaçadas
Para todos darem muitas gargalhadas!

Yuri J. Pogere, Felipe P. Ribeiro e Edenilson Dias dos Santos
6º ano vespertino



Se eu fosse um livro ...


Se eu fosse um livro ...
Gostaria que todos me lessem,
Que me entendessem,
E que não me perdessem!

Se eu fosse um livro ...
Sempre gostaria que me levassem junto
e puxassem assunto,
Não me deixassem como um defunto!

Se eu fosse um livro ...
Queria correr
E também poder aprender!

Se eu fosse um livro ...
Queria entender
Por que brasileiro não gosta de ler?


Isadora Locatelli e Kelyn Bauerman
6º ano matutino


Se eu fosse um livro ...

Se eu fosse um livro ...
Não gostaria de saber tudo desde o começo
Gostaria de andar devagarinho
Pois não gostaria de ficar imobilizado como gesso!


Se eu fosse um livro ...
Eu faria alguém feliz,
Não gostaria de ficar parado apenas de enfeite,
este é o desejo que eu sempre quis!

Se eu fosse um livro ...
Eu seria um rio de sabedoria,
E uma criança boba, por estudos se interessaria!

Se eu fosse um livro ...
Eu seria uma grande brincadeira
E todos iam me ler e depois me guardar em suas cabeceiras!

Matheus Mascarello e Érik Gehring
6º ano vespertino



Se eu fosse um livro ...


Se eu fosse um livro ...
Queria despertar-lhes esperança,
Fazer o amanhã mais feliz
No coração de todas as crianças...

Se eu fosse um livro ...
Queria iluminar o pensamento,
Que todos me olhassem
Que eu tivessem muito movimento!

Se eu fosse um livro ...
Queria me arrumar
de modo que todos pudessem me olhar!

Se eu fosse um livro ...
Queria escrever
o pensamento e o saber!

Letícia kaiber de Oliveria e Yasmim dos Santos.
6 ano matutino




Nenhum comentário: