quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Concurso de Redação

“A escola, acima de tudo, forma cidadãos, para tanto a escola tenta estimular a autonomia e o pensamento crítico, auxiliando-os a se situarem nas interações sociais dentro da escola e da comunidade como um todo. Dessa forma o tema: “Redução da maioridade penal”, foi abordado com o intuito de fazer com que os alunos refletissem sobre um tema atual e que afeta o cotidiano de todos. Creio que seja este o principal papel da escola: educar para a vida!
Para que o concurso ocorresse foram desenvolvidas diversas atividades:
*Palestra com o Dr. Leocir Antônio, para esclarecimentos sobre o projeto de lei.
* Pesquisa sobre o tema;
* Debates em sala de aula, etc.
Todos estão de parabéns, uma vez que nem todos foram premiados, mas que todos empenharam-se e deram o seu melhor!”

PREMIADOS = 3ª SÉRIE 1
CAROLINE AUER

2ª SÉRIE 1
ALESSANDRA RODRIGUES DE JESUS

1ª SÉRIE 2
MARIA EDUARDA FENILI

9º ANO
KELYN LARISSA BAUERMANN

AGRADECIMENTOS
DIREÇÃO DA EEB SÃO JOSÉ
ASSISTENTES TÉCNICO PEDAGÓGICOS
PROFESSOR ORIENTADOR

AGRADECEMOS ESPECIALMENTE AO
BANCO DO BRASIL E
APP DA ESCOLA PELA DOAÇÃO DOS PRÊMIOS.

































segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Amostra Gótica

"Acreditando que, além do domínio de conteúdo, carisma do professor e planejamento da aula, a metodologia apropriada, poderá transformar o saber em algo prazeroso para o estudante, por isso a professora de língua portuguesa e literatura, Andreia Lemes, propôs aos alunos do segundo ano, do ensino médio, a realização de um sarau gótico, embasados no conteúdo já trabalhado em sala de aula.
Sabendo que o nome gótico foi possivelmente cunhado por Giorgio Vasari (1511-1574), um dos expoentes do Renascimento, que o considerava como um estilo artístico monstruoso e bárbaro. Gótico possivelmente deriva de godos, povo bárbaro que invadiu o Império Romano no período de sua decadência. Essa perspectiva pejorativa dada à arte gótica somente seria superada no século XVIII, quando uma nova forma de olhar a arte gótica passou a ser desenvolvida na Inglaterra, irradiando-se, posteriormente, para outros países.
De posse desses dois olhares distintos, os alunos elaboraram apresentações góticas, as quais contaram com  declamações de poemas, de autores brasileiro e internacionais, casamento, julgamento, dramatização de jantar gótico, com direito a morte ao vivo, assassinatos, e música com interpretação acústica."

"Alunos são pássaros, você os deixa livres para criar e eles voam alto!"

 Andreia Lemes